RC 12004/2016
Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Você está em: Skip Navigation LinksLegislação > RC 12004/2016

Notas
Redações anteriores
Imprimir
07/05/2022 17:46

RESPOSTA À CONSULTA TRIBUTÁRIA 12004/2016, de 13 de Dezembro de 2016.

 

Disponibilizado no site da SEFAZ em 22/03/2018.

 

 

Ementa

 

ICMS – Ativo Imobilizado – Crédito do Imposto – Rastreadores a serem instalados em veículos próprios.

 

I. O direito ao crédito do valor do ICMS que onera a entrada ou aquisição de bem destinado ao ativo imobilizado surge no momento da respectiva entrada no estabelecimento, e está condicionado a que esse bem entre em operação no estabelecimento e produza mercadorias tributadas pelo imposto ou seja utilizado na comercialização de mercadorias tributadas pelo imposto.

 


Relato

 

1. A Consulente, cuja atividade principal, segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, é “46.34-6/03 – Comércio Atacadista de pescados e frutos do mar”, informa que “possui caminhões [próprios] utilizados no transporte das mercadorias adquiridas para revenda, bem como das mercadorias vendidas a serem entregues a seus clientes”, sendo suas operações de saída regularmente tributadas pelo ICMS ou sujeitas ao diferimento do imposto previsto no artigo 391 do Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto 45.490/2000 (RICMS/2000).

 

2. Explica que, a fim de aumentar a segurança dos veículos e das cargas, adquiriu do Distrito Federal rastreadores para serem instalados em seus caminhões, cuja operação foi tributada pelo ICMS à alíquota de 12% (doze por cento). Como base no artigo 61, §10 do RICMS/2000, acredita ter direito de se creditar à razão de um quarenta e oito avos por mês do imposto destacado na aquisição desses rastreadores e pede que seja confirmado seu entendimento.

 

 

Interpretação

 

4. Em relação a bens adquiridos para integração ao ativo imobilizado do estabelecimento, cumpre esclarecer que “dão direito a crédito do valor do ICMS apenas os bens relacionados à produção e/ou comercialização de mercadorias ou a prestação de serviços tributadas pelo ICMS, ou seja, quando se tratar dos chamados bens instrumentais, vale dizer, bens que participem, no estabelecimento, do processo de industrialização e/ou comercialização de mercadorias ou da prestação de serviços”, conforme disposto no subitem 3.3 da Decisão Normativa CAT 1/2001.

 

5. Além disso, depreende-se do artigo 61, §10 do RICMS/2000, citado pela Consulente, que o direito ao crédito do valor do ICMS que onera a entrada ou aquisição de bem destinado ao ativo imobilizado surge no momento da respectiva entrada no estabelecimento. No entanto, esse direito está condicionado a que o bem entre em operação no estabelecimento e produza mercadorias tributadas pelo imposto ou seja utilizado na comercialização de mercadorias tributadas pelo imposto.

 

6. Por todo o exposto, desde que atendidos os demais requisitos estabelecidos na Decisão Normativa CAT 1/2001 e no artigo 61 do RICMS/2000, a Consulente poderá iniciar a apropriação do crédito do imposto que onerou a entrada dos bens contabilizados em seu ativo imobilizado (rastreadores a serem instalados em caminhões próprios utilizados no transporte das mercadorias por ela comercializadas) a partir do mês em que tais bens entraram em operação, sendo utilizados na comercialização de seus produtos em operações tributadas pelo ICMS.

 

 

A Resposta à Consulta Tributária aproveita ao consulente nos termos da legislação vigente. Deve-se atentar para eventuais alterações da legislação tributária.

 

 

Comentário

Versão 1.0.94.0