RC 14791/2016
Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Você está em: Skip Navigation LinksLegislação > RC 14791/2016

Notas
Redações anteriores
Imprimir
07/05/2022 17:59

RESPOSTA À CONSULTA TRIBUTÁRIA 14791/2016, de 16 de Março de 2017.

 

Disponibilizado no site da SEFAZ em 22/03/2017.

 

 

Ementa

 

ICMS – Venda interestadual de gado bovino em pé efetuada por produtor rural paulista – Alíquota aplicável.

 

I - Nas situações de venda interestadual de gado bovino (em pé) a contribuinte do ICMS, efetuada por contribuinte paulista, devem ser utilizadas as alíquotas interestaduais (7% ou 12%), de acordo com o Estado destinatário.

 


Relato

 

1. O Consulente, produtor rural, que tem como atividade a “criação de bovinos para corte”, segundo consulta ao CADESP, relata que pretende efetuar venda interestadual de gado bovino (em pé) e que tem dúvida quanto à alíquota a ser aplicada na venda, questionando especificamente se deve ser aplicada a alíquota prevista para as operações internas do Estado destinatário.

 

 

Interpretação

 

2. Nas situações de venda interestadual de gado bovino (em pé) a contribuinte do ICMS, efetuada por contribuinte paulista, este não deve utilizar a alíquota prevista para as operações internas do Estado destinatário, devendo ser aplicada a alíquota interestadual, observando o artigo 52, do RICMS/2000, cujos trechos transcrevemos a seguir:

 

Artigo 52 - As alíquotas do imposto, salvo exceções previstas nesta seção, são:

 

(...)

 

II - nas operações interestaduais que destinarem mercadorias aos Estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e ao Estado do Espírito Santo, assim como nas prestações interestaduais cujo destino seja estes Estados, 7% (sete por cento), observado o disposto no § 2º;

 

III - nas operações interestaduais que destinarem mercadorias aos Estados das regiões Sul e Sudeste, assim como nas prestações interestaduais cujo destino seja estes Estados, 12% (doze por cento), observado o disposto no § 2º;”.

 

 

A Resposta à Consulta Tributária aproveita ao consulente nos termos da legislação vigente. Deve-se atentar para eventuais alterações da legislação tributária.

 

 

Comentário

Versão 1.0.94.0