RC 18398/2018
Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Você está em: Skip Navigation LinksLegislação > RC 18398/2018

Notas
Redações anteriores
Imprimir
07/05/2022 19:39

RESPOSTA À CONSULTA TRIBUTÁRIA 18398/2018, de 18 de Março de 2019.

 

Disponibilizado no site da SEFAZ em 16/04/2019.

 

 

Ementa

 

ICMS – Obrigações acessórias – Documento fiscal emitido com incorreção no CEP do remetente ou destinatário – Carta de Correção Eletrônica (CC-e).

 

I - Desde que todos os outros dados tenham constado corretamente na NF-e emitida, permitindo a perfeita identificação do endereço do remetente ou destinatário, é possível a utilização de CC-e para sanar incorreção no CEP.

 


Relato

 

1. A Consulente, que tem como atividade principal a “fabricação de embalagens de material plástico” (CNAE 22.22-6/00), informa que, conforme prevê o artigo 19 da Portaria CAT - 162/2008, é possível sanar erros em campos específicos da NF-e por Carta de Correção Eletrônica, entretanto, o parágrafo primeiro do mesmo artigo, elenca situações em que não esse procedimento não será permitido.

 

2. Informa que a dúvida gira em torno do item que prevê que não será possível sanar erros, através de Carta de Correção Eletrônica (CC-e), relacionados a dados cadastrais que impliquem alteração na identidade ou no endereço do remetente ou destinatário.

 

3. Por fim, questiona como o campo CEP, contido nos dados do remetente/destinatário da NF-e pode ser corrigido, tendo em vista que, conforme seu entendimento, implicaria alteração no endereço, vez que no Brasil o endereço é identificado pelo número do CEP.

 

 

Interpretação

 

4. Inicialmente, cabe observar o disposto no item 2, do § 1º, do artigo 19, da Portaria CAT 162/2008:

 

“Artigo 19 - Após a concessão da Autorização de Uso da NF-e, o emitente poderá sanar erros em campos específicos da NF-e, por meio de Carta de Correção Eletrônica - CC-e, transmitida à Secretaria da Fazenda.

 

§ 1° - Não poderão ser sanados erros relacionados:

 

(...)

 

2 - a dados cadastrais que impliquem alteração na identidade ou no endereço do remetente ou do destinatário;

 

(...)”

 

5. A partir da leitura desse texto normativo, extrai-se que equívocos referentes ao endereço do remetente ou destinatário não podem ser sanados por meio de CC-e. Entretanto, como já manifestado anteriormente por essa Consultoria Tributária, caso esses equívocos não comprometam a identificação do endereço do remetente ou destinatário, podem, sim, ser retificados por meio da CC-e.

 

6. Entendemos, portanto, que a situação descrita (erro apenas quanto ao CEP) se refere a dado acessório que não prejudica a identificação do endereço. Assim, em tal situação, e desde que todos os outros dados tenham constado corretamente na NF-e emitida, entendemos que é possível a utilização de CC-e para sanar a referida incorreção.

 

 

A Resposta à Consulta Tributária aproveita ao consulente nos termos da legislação vigente. Deve-se atentar para eventuais alterações da legislação tributária.

 

 

Comentário

Versão 1.0.94.0