RC 18802/2018
Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Você está em: Skip Navigation LinksLegislação > RC 18802/2018

Notas
Redações anteriores
Imprimir
07/05/2022 19:38

RESPOSTA À CONSULTA TRIBUTÁRIA 18802/2018, de 28 de Janeiro de 2019.

 

Disponibilizado no site da SEFAZ em 12/02/2019.

 

 

Ementa

 

ITCMD – Transmissão “causa mortis” – Depósitos bancários e aplicações financeiras – Meação – Isenção.

 

I. Para efeito de aplicação da isenção, deve ser considerado o valor integral do bem, considerado individualmente, e não apenas a parcela transmitida.

 


Relato

 

1. O Consulente, pessoa natural, informa estar fazendo o inventário do seu pai, juntamente com sua mãe (casada no regime de comunhão parcial de bens) e sua irmã.

 

2. Expõe que o “de cujos” possuía “aproximadamente R$ 44 mil em depósito bancário e aplicações financeiras”, além de uma casa e dois apartamentos em construção.

 

3. Face ao exposto, questiona, especificamente quanto à isenção do ITCMD aplicável a depósitos bancários e aplicações financeiras (a que se refere a alínea “d” do inciso I do artigo 6º da Lei 10.705/2000), se, para determinar a isenção, deve ser considerado:

 

a) o valor transmitido aos herdeiros, descontando a meação (ou seja, 50%); ou

 

b) o valor total deixado pelo “de cujos”, sem descontar a meação?

 

 

Interpretação

 

4. Registre-se, de início, que o tema já foi apresentado pelo Consulente em consulta anterior, considerada ineficaz por este órgão consultivo por não trazer dados suficientes para a perfeita identificação da situação fática a ser analisada, deficiência sanada na presente consulta.

 

5. É necessário esclarecer que, para fins da incidência do imposto sobre a transmissão “causa mortis”, por herança, se entende a parte dos bens do falecido que é transmitida aos sucessores legítimos ou testamentários, compreendendo todos os bens (móveis e imóveis) ou direitos transmitidos em razão da morte do titular.

 

6. Dessa forma, na hipótese de haver cônjuge ou companheiro sobrevivente, com direito à meação, em virtude do regime de bens no casamento ou união estável, essa parcela do patrimônio não estará sujeita à incidência do ITCMD, pois não se configura como herança - transmissão por via hereditária ou testamentária.

 

7. Na base de cálculo deverá ser computado o valor total dos bens e direitos transmitidos pelo falecido (herança), devendo cada bem ou direito ser considerado na data da abertura da sucessão e atualizado segundo a variação da Unidade Fiscal do Estado de São Paulo – UFESP, até a data prevista na legislação para recolhimento do imposto (artigo 13 do Decreto 46.655/2002).

 

8. Todavia, para efeito de determinar a base de cálculo tributável não se incluem os bens e direitos que, considerados individualmente, se configurem isentos do ITCMD conforme estabelecido no inciso I do artigo 6º da Lei 10.705/2000:

 

“Artigo 6º - Fica isenta do imposto: (Redação dada ao artigo 6º pelo inciso I do art. 1º da Lei 10.992 de 21-12-2001; DOE 22-12-2001; efeitos a partir de 01-01-2002)

 

I – a transmissão ‘causa mortis’:

 

a) de imóvel de residência, urbano ou rural, cujo valor não ultrapassar 5.000 (cinco mil) Unidades Fiscais do Estado de São Paulo – UFESPs e os familiares beneficiados nele residam e não tenham outro imóvel;

 

b) de imóvel cujo valor não ultrapassar 2.500 (duas mil e quinhentas) UFESPs, desde que seja o único transmitido;

 

c) de ferramenta e equipamento agrícola de uso manual, roupas, aparelhos de uso doméstico e demais bens móveis de pequeno valor que guarneçam os imóveis referidos nas alíneas anteriores, cujo valor total não ultrapassar 1.500 (mil e quinhentas) UFESPs;

 

d) de depósitos bancários e aplicações financeiras, cujo valor total não ultrapassar 1.000 (mil) UFESPs;

 

e) de quantia devida pelo empregador ao empregado, por Institutos de Seguro Social e Previdência, oficiais ou privados, verbas e prestações de caráter alimentar decorrentes de decisão judicial em processo próprio e o montante de contas individuais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e do Fundo de Participações PIS-PASEP, não recebido em vida pelo respectivo titular;

 

f) na extinção do usufruto, quando o nu-proprietário tiver sido o instituidor;

 

(...)”

 

9. Tem-se, assim, que, para efeito da isenção do ITCMD, deve ser considerado o valor e as características de cada bem ou direito transmitido e não a parcela correspondente ao quinhão de cada herdeiro ou legatário.

 

10. No caso de depósitos bancários e aplicações financeiras, a condição para fruição da isenção é objetiva, qual seja: que a soma de todos os depósitos e aplicações não deve ultrapassar o valor equivalente a 1.000 UFESPs na data do óbito. Este limite refere-se ao valor total dos depósitos bancários e aplicações financeiras e não ao valor correspondente ao percentual transmitido de cada depósito ou aplicação.

 

11. Portanto, no caso em tela, uma vez que o valor de todos os depósitos e aplicações ultrapassa 1.000 UFESPs, a isenção não é cabível e, neste caso, a parcela transmitida destes bens fará parte da base de cálculo do ITCMD, sofrendo a incidência do imposto à alíquota de 4%, que será devido pelos herdeiros e/ou legatários, na proporção que lhes couber.

 

 

A Resposta à Consulta Tributária aproveita ao consulente nos termos da legislação vigente. Deve-se atentar para eventuais alterações da legislação tributária.

 

 

Comentário

Versão 1.0.94.0