RC 2012/2013
Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Você está em: Skip Navigation LinksLegislação > RC 2012/2013

Notas
Redações anteriores
Imprimir
07/05/2022 15:00

RESPOSTA À CONSULTA TRIBUTÁRIA 2012/2013, de 25 de Setembro de 2013.

 

Disponibilizado no site da SEFAZ em 18/05/2017.

 

 

Ementa

 

ICMS – SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA – ARTIGO 313-M, III, DO RICMS/2000 E PROTOCOLO ICM 19/85 – VENDA DE PRODUTOS PARA DISTRIBUIÇÃO A TÍTULO DE BRINDE PELO DESTINATÁRIO PAULISTA.

 

I. Aplicabilidade do tratamento tributário específico para distribuição de brindes por conta própria, constante dos artigos 455 a 457 do RICMS/2000.

 

II. Inaplicabilidade da substituição tributária prevista no artigo 313-M, III, do RICMS/2000 e Protocolo ICM 19/85.

 


Relato

 

1. A Consulente sediada em Manaus – AM e tendo por atividade, conforme CNAE, a “reprodução de som em qualquer suporte”, estrutura a presente consulta da seguinte forma:

 

“ - Operação: Natureza da operação e atividade

 

Incidencia de ICMS ST na Venda de DVD para cliente de São Paulo.

 

- Legislação: Dispositivos da legislação que geram dúvidas

 

Protocolo ICMS 19/85

 

- Dúvida: Interpretação da legislação e apresentação da dúvida

 

Somos uma empresa do ramo de mídia de manaus e vamos efetuar a venda de DVDs para uma empresa de Fast Food localizada em São Paulo que posteriormente irá conceder aos clientes esse produto como brinde na compra de um Combo de Alimentos, nesse caso, irá incidir ICMS ST sobre a venda dos nossos CDS a esse cliente? Podem enviar a base legal por gentileza. O protocolo de ICMS ST 19/85 que trata sobre a incidência de ICMS ST sobre discos fonográficos não especifica nada sobre venda de produtos destinados a brinde. Desde já agradeço.”

 

 

Interpretação

 

2. Observamos, inicialmente, que a presente resposta diz respeito à sistemática da substituição tributária de que tratam o artigo 313-M do RICMS/2000 e o Protocolo ICM 19/85 e suas alterações, assinado pelos Estados de São Paulo e do Amazonas.

 

3. Isso posto, segundo o artigo 455 do RICMS/2000, “considera-se brinde a mercadoria que, não constituindo objeto normal da atividade do contribuinte, tiver sido adquirida para distribuição gratuita a consumidor ou usuário final.”

 

4. A sistemática da substituição tributária prevista no artigo 313-M, inciso III, do RICMS/2000 e no Protocolo ICM 19/85 consiste na retenção e pagamento antecipado do imposto incidente nas saídas subsequentes envolvendo a mercadoria sujeita a essa sistemática de tributação, pressupondo, portanto:

 

4.1. que haja nova ou novas etapas de comercialização da mercadoria, conforme se depreende do disposto no artigo 272 do RICMS/2000;

 

4.2. que as saídas subsequentes envolvendo a mercadoria sejam tributadas;

 

4.3. que seja estimado o valor final de venda a varejo da mercadoria (o que inclui a margem das diferentes etapas de comercialização) por um dos métodos previstos na legislação do imposto para definição da base de cálculo do imposto devido por substituição tributária.

 

5. Por sua vez, do conceito de brinde transcrito verifica-se:

 

5.1. a inexistência de nova etapa de comercialização da mercadoria caracterizada como brinde, o que por si só já impossibilitaria a aplicação da substituição tributária para essas mercadorias (a emissão de Nota Fiscal de saída quando da entrada da mercadoria no estabelecimento adquirente do brinde, o destaque do imposto, a respectiva base de cálculo definida no dispositivo e o seu registro no livro Registro de Saídas, previstos no artigo 456, incisos II e III, do RICMS/2000 não caracterizam nova etapa de comercialização da mercadoria);

 

5.2. a inexistência de valor final de venda a varejo dessa mercadoria em razão da sua distribuição a título gratuito, o que tornaria incompatível, para essa situação, a definição da base de cálculo do imposto devido por substituição tributária pelos métodos previstos na legislação do imposto;

 

5.3. que a mercadoria caracterizada como brinde não constitui objeto normal da atividade do contribuinte, ou seja, pelos critérios estabelecidos pelo artigo 9º do RICMS/2000 para caracterização do contribuinte do imposto, a empresa não seria caracterizada como contribuinte apenas por fazer a distribuição de brindes (é o caso, por exemplo, de um banco que adquire de fabricante, brindes para distribuição a seus clientes ou funcionários).

 

6. Do cotejo entre o exposto nos itens 4 e 5, conclui-se pela incompatibilidade de aplicação da sistemática da substituição tributária às mercadorias caracterizadas como brindes.

 

7. Dessa forma, com base no exposto nos itens 4 a 6, precedentes, conclui-se que, às empresas que adquirem mercadorias caracterizadas como brindes, nos termos do artigo 455 do RICMS/2000, para distribuição por conta própria, como é o caso da cliente da Consulente, conforme exposto no relato, aplica-se o tratamento tributário específico para distribuição de brindes por conta própria, constante dos artigos 455 a 457 desse regulamento, não sendo cabível a aplicação da substituição tributária prevista no artigo 313-M, III, do RICMS/2000 e do Protocolo ICM 19/85.

 

8. A fim de assegurar a regularidade do tratamento tributário adotado nas operações com os referidos produtos, é necessário que o cliente da Consulente lhe forneça, para cada compra realizada, declaração firmada em que conste expressamente que o produto adquirido não constitui objeto normal da sua atividade e que tem por destinação a distribuição gratuita, a título de brinde, para consumidor final. Eventual falsidade na declaração prestada acarretará ao declarante, observado o disposto no artigo 267, inciso II, alínea “a”, do RICMS/2000 e sem prejuízo das sanções previstas nas normas do direito aplicável, a atribuição da responsabilidade referida no artigo 11, incisos XI e XII, do RICMS/2000:

 

“Art. 11 - São responsáveis pelo pagamento do imposto devido (Lei 6.374/89, arts. 8º, inciso XXV e § 14, e 9º, os dois primeiros na redação da Lei 10.619/00, art. 2º, I, e o último com alteração da Lei 10.619/00, art. 1º, VI):

 

(...)

 

XI - solidariamente, as pessoas que tiverem interesse comum na situação que tiver dado origem à obrigação principal;

 

XII - solidariamente, todo aquele que efetivamente concorrer para a sonegação do imposto”.

 

9. Convém enfatizar os seguintes pontos:

 

9.1. se eventualmente o cliente da Consulente promover a comercialização de qualquer das mercadorias adquiridas para distribuição como brinde, deverá efetuar o pagamento do imposto relativo à substituição tributária, não recolhido pelo substituto tributário (artigo 11, XI e XII, do RICMS/2000);

 

9.2. a nota fiscal de venda emitida pela Consulente a seu cliente deverá consignar, no campo “Informações Complementares”, a seguinte observação ou semelhante:

 

“Não aplicada a substituição tributária prevista no artigo 313-M do RICMS/2000 em virtude da caracterização dos produtos ora comercializados como brinde, nos termos do artigo 455 desse regulamento, devendo os produtos constantes nesta nota fiscal ser obrigatoriamente distribuídos gratuitamente a título de brindes a consumidor final”;

 

9.3. a validade da presente resposta apenas para as mercadorias efetivamente caracterizadas como brinde, nos termos do artigo 455 do RICMS/2000, as quais devem obedecer cumulativamente às seguintes condições:

 

9.3.1. não constituir objeto normal da atividade do contribuinte;

 

9.3.2. ser adquirida para distribuição gratuita a consumidor ou usuário final;

 

 

A Resposta à Consulta Tributária aproveita ao consulente nos termos da legislação vigente. Deve-se atentar para eventuais alterações da legislação tributária.

 

 

Comentário

Versão 1.0.94.0