RC 2467/2013
Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Você está em: Skip Navigation LinksLegislação > RC 2467/2013

07/05/2022 15:08

RESPOSTA À CONSULTA TRIBUTÁRIA 2467/2013, de 17 de Janeiro de 2014.

 

Disponibilizado no site da SEFAZ em 16/03/2017.

 

 

Ementa

 

ICMS – Industrialização por conta e ordem de terceiros – Beneficiamento de produtos recebidos de indústrias (artigo 4º, I, “b”, do RICMS/2000) – Produtos resultantes destinados a posterior industrialização ou comercialização pelos encomendantes – Sujeição à incidência do ICMS e não do ISSQN - Aplicabilidade das regras cabíveis previstas nos artigos 402 e seguintes do RICMS/2000 e na Portaria CAT-22/2007.

 

I – O beneficiamento de produtos recebidos de indústrias (artigo 4º, I, “b”, do RICMS/2000), destinando-se os produtos resultantes a posterior industrialização ou comercialização pelo encomendante, caracteriza-se como industrialização por conta e ordem de terceiros e sujeita-se à incidência do ICMS e não do ISSQN.

 

II - Aplicam-se as disposições cabíveis dos artigos 402 e seguintes do Regulamento do ICMS (RICMS/2000) e da Portaria CAT-22/2007.

 


Relato

 

1. A Consulente, fabricante de produtos de trefilados de metal padronizados, informa que atua exclusivamente na industrialização sob encomenda de “parafusos/produtos trefilados de metal” para outras indústrias do ramo automobilístico.

 

2. Observa que recebe as matérias-primas das indústrias encomendantes e devolve a essas últimas os produtos resultantes do beneficiamento que realiza, de acordo com o regime previsto no artigo 402 do RICMS, e que tais produtos posteriormente são utilizados para industrialização e comercialização pelas encomendantes.

 

3. Após se reportar ao artigo 4º, I, alínea “b”, do RICMS/2000 (que identifica o “beneficiamento” como modalidade de industrialização, para fins de aplicação da legislação tributária estadual), e a Resposta à Consulta nº 322/2012, exarada por esta Consultoria Tributária, que anexa à presente, expõe seu entendimento de que tem procedido corretamente, porém “alguns municípios vêm aplicando Autos de Infração sobre atividades de indústrias que atuam na industrialização de mercadoria de terceiros”, por considerarem-nas sujeitas à incidência do ISSQN (imposto sobre serviços de qualquer natureza), de competência municipal, com fundamento no subitem 14.05 da lista de serviços anexa à Lei Complementar nº 116/2003, transcrito a seguir:

 

14.05 – Restauração, recondicionamento, acondicionamento, pintura, beneficiamento, lavagem, secagem, tingimento, galvanoplastia, anodização, corte, recorte, polimento, plastificação e congêneres, de objetos quaisquer.

 

4. Ante o exposto, indaga se tem procedido corretamente ao tributar “suas atividades industriais de beneficiamento de mercadorias de terceiros pelo ICMS e não pelo ISSQN”.

 

 

Interpretação

 

5. Inicialmente, conforme assinalado por este órgão consultivo em outras oportunidades, devemos considerar que o ICMS, exceto no que diz respeito às prestações de serviços (transporte e comunicação), incide em “operações relativas à circulação de mercadorias”, que são aquelas operações que impulsionam a mercadoria da fonte produtora ao consumidor final.

 

6. Tais operações implicam a obrigação de dar (a mercadoria). É certo que, em etapas intermediárias ou concomitantes, mas de forma secundária, poderá surgir também a “obrigação de fazer”, sem que isso altere a natureza da operação. Isso ocorre na industrialização por conta de terceiros de que tratam os artigos 402 e seguintes do RICMS: a obrigação-meio, do industrializador, é primariamente de fazer, mas isso não altera o fato de que essa atividade é apenas uma etapa da produção da mercadoria que, ao final, será destinada à comercialização.

 

7. Portanto, na industrialização por conta de terceiro ocorrem “operações relativas à circulação de mercadorias”, incidindo o ICMS sobre o valor agregado pelo industrializador.

 

8. Quanto ao ISSQN, Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios, a Lei Complementar 116/2003, em sua “Lista Anexa”, consigna no item 14 os “serviços relativos a bens de terceiros” e no subitem 14.05, temos: “14.05 – Restauração, recondicionamento, acondicionamento, pintura, beneficiamento, lavagem, secagem, tingimento, galvanoplastia, anodização, corte, recorte, polimento, plastificação e congêneres, de objetos quaisquer”.

 

9. Na legislação anteriormente vigente, esta previsão constava do item 72 da Lista de Serviços anexa à Lei Complementar 56/1987, como: “recondicionamento, acondicionamento, pintura, beneficiamento, lavagem, secagem, tingimento, galvanoplastia, anodização, corte, recorte, polimento, plastificação e congêneres, de objetos não destinados à industrialização ou comercialização”.

 

10. Dessa forma, mesmo tendo sido omitida na nova lei a expressão “de objetos não destinados à industrialização ou comercialização”, o entendimento permanece e é plenamente aplicável ao presente caso.

 

11. Na situação sob análise, quando a Consulente recebe mercadorias do estabelecimento encomendante, para que sejam submetidas a beneficiamento como procedimento indispensável para a sua posterior comercialização ou industrialização, está caracterizada industrialização para terceiro, aplicando-se, portanto, as disposições cabíveis dos artigos 402 e seguintes do Regulamento do ICMS (RICMS/2000) e da Portaria CAT-22/2007.

 

12. Portanto, conclui-se que a Consulente tem procedido corretamente ao tributar suas operações pelo ICMS, não havendo que se falar em incidência do ISSQN em relação ao beneficiamento descrito na consulta.

 

 

A Resposta à Consulta Tributária aproveita ao consulente nos termos da legislação vigente. Deve-se atentar para eventuais alterações da legislação tributária.

 

 

Comentário

Versão 1.0.94.0