RC 3914/2014
Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Você está em: Skip Navigation LinksLegislação > RC 3914/2014

Notas
Redações anteriores
Imprimir
07/05/2022 15:49

RESPOSTA À CONSULTA TRIBUTÁRIA 3914/2014, de 15 de Outubro de 2014.

 

Disponibilizado no site da SEFAZ em 21/09/2016.

 

 

Ementa

 

ICMS – Produtor rural – Crédito do imposto relativo à aquisição de milho para fabricação de ração para engorda de frangos.

 

I. A redução de base de cálculo aplicável na saída interestadual de insumos agropecuários é de aplicação obrigatória, logo, no caso de entrada de insumo remetido por contribuinte de outro Estado, com o ICMS calculado sobre a base de cálculo integral, somente há direito ao crédito sobre o valor do imposto calculado sobre a base de cálculo reduzida (o excesso não pode ser apropriado pelo adquirente paulista).

 


Relato

 

1. A Consulente, produtora rural, pessoa física, cuja CNAE corresponde a “criação de frangos para corte”, informa adquirir insumos para a fabricação de ração, que será utilizada na engorda de frangos. Um desses insumos é o milho, adquirido de fornecedores diversos estabelecidos no Estado do Mato Grosso.

 

2. Após transcrever trecho do Convênio ICMS 100/1997, afirma que essa norma faculta a redução de base de cálculo em 30%, mas que alguns de seus fornecedores não a aplicam.

 

3. Diante do exposto, formula a seguinte indagação:

 

3.1. “Perguntamos então se estamos corretos no entendimento de que devemos recuperar o valor do ICMS destacado na Nota Fiscal independentemente se houve ou não a redução da base de cálculo por parte dos fornecedores?”

 

 

Interpretação

 

4. Inicialmente, informamos que a presente resposta adota a premissa de que, apesar de não informado na petição de consulta, as saídas da Consulente estão amparadas pela isenção prevista no artigo 101, inciso I, do Anexo I, do RICMS/2000, aplicável às saídas internas de aves vivas com destino a estabelecimento abatedor, com previsão de manutenção integral dos créditos (§ 2º desse dispositivo).

 

5. Observa-se que a redução da base de cálculo prevista pelo Convênio ICMS 100/1997 foi internalizada na legislação paulista, dando origem ao artigo 10 do Anexo II do RICMS/2000, e não é de aplicação facultativa, como afirma a Consulente, sendo obrigatória a observância dessa disciplina por seus fornecedores, nas operações interestaduais com o milho destinado a produtor, à cooperativa de produtores, à indústria de ração animal ou órgão oficial de fomento e desenvolvimento agropecuário vinculado ao estado ou Distrito Federal (cláusula segunda do Convênio).

 

6. Ainda que destacado o valor do ICMS sem redução da base de cálculo, a Consulente não poderá creditar-se do valor total destacado, conforme dispõe o artigo 61, §§ 5º e 6º do RICMS/2000:

 

“Artigo 61 [...]

 

§ 5º - Se o imposto for destacado a maior do que o devido no documento fiscal, o excesso não será apropriado como crédito.

 

§ 6º - O disposto no parágrafo anterior também se aplicará quando, em operação interestadual, o Estado de origem fixar base de cálculo superior à estabelecida em lei complementar ou em acordo firmado entre os Estados.”

 

7. Portanto, o crédito do valor do ICMS que onera a entrada de milho para a fabricação de ração para frangos por produtor rural que foi adquirido com o ICMS calculado sobre a base de cálculo integral, sem a referida redução, deverá ser apropriado de forma que o crédito corresponda ao montante resultante da aplicação da alíquota do imposto sobre a base de cálculo reduzida.

 

 

A Resposta à Consulta Tributária aproveita ao consulente nos termos da legislação vigente. Deve-se atentar para eventuais alterações da legislação tributária.

 

 

Comentário

Versão 1.0.94.0