RC 4136/2014
Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Você está em: Skip Navigation LinksLegislação > RC 4136/2014

Notas
Redações anteriores
Imprimir
07/05/2022 15:53

RESPOSTA À CONSULTA TRIBUTÁRIA 4136/2014, de 12 de Dezembro de 2014.

 

Disponibilizado no site da SEFAZ em 08/09/2016.

 

 

Ementa

 

ICMS – Divergências entre prazo de recolhimento do imposto – Prazo do Regime Especial disciplinado pelo Decreto nº 57.608/2011 – Prazo do Anexo IV do Regulamento.

 

I. O prazo para recolhimento do ICMS em função da concessão de Regime Especial à Consulente atribuindo-lhe a condição de substituta tributária enquanto estiver enquadrada como Centro de Distribuição e, somente nessa hipótese específica, é o prazo especial fixado pelo Decreto nº 57.608/2011, qual seja,  até o último dia do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador.

 

II. O sistema da Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA) permite a inclusão de até 5 (cinco) vencimentos.

 

III. No caso do recolhimento do ICMS próprio, a Consulente deverá efetuar o pagamento no prazo estipulado de acordo com sua CNAE, cujo enquadramento se dá no CPR-Normal 1200, portanto, até o dia 20 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador.

 


Relato

 

1. A Consulente, cuja atividade principal corresponde a lojas de departamentos e magazines (código 47.13-0/01) relata que:

 

1.1 Firmou Regime Especial disciplinado pelo Decreto nº 57.608/2011 para melhor gerir as operações e recolhimentos entre os centros de distribuição e as lojas da companhia, sendo em decorrência disso enquadrada na condição de substituta tributária. 

 

1.2 Vem procedendo ao recolhimento do imposto segundo o artigo 9º do referido Decreto (cujo prazo para o recolhimento do ICMS devido por substituição tributária é até o último dia do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador).

 

1.3 Há divergência entre o que preceitua o RICMS/2000 e o fixado no Regime Especial em comento quanto ao prazo de recolhimento, pois de acordo com o Regulamento o prazo de recolhimento do imposto é feito segundo o Código de Prazo de Recolhimento (CPR) no qual o contribuinte está enquadrado, em função do código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

 

1.4 Sendo seu CPR 1200, o prazo de recolhimento do imposto estabelecido pelo Regulamento seria até o dia 20 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador.

 

2. Em função disso indaga se pode manter seu recolhimento do imposto no último dia do mês subsequente à ocorrência do fato gerador. Em caso positivo, se há um código CPR para enquadrá-la, a fim de que não haja divergência entre as datas de recolhimento.

 

 

Interpretação

 

3. Esclarecemos que, no caso do recolhimento do ICMS próprio, a Consulente deverá efetuar o pagamento no prazo estipulado de acordo com sua CNAE, cujo enquadramento se dá no CPR-Normal 1200, portanto, até o dia 20 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador (art. 2º, inciso VI, Anexo IV, do RICMS/2000).

 

4. Em resposta à indagação da Consulente informamos que o prazo para recolhimento do imposto devido em função da concessão de Regime Especial à Consulente atribuindo-lhe a condição de substituta tributária e, somente nessa hipótese específica, é o prazo especial fixado pelo Decreto nº 57.608/2011, ou seja, até o último dia do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador. Frise-se, por oportuno, que a Consulente não deve utilizar a data de recolhimento segundo o CPR 1200 para situações enquadradas no Regime Especial disciplinado pelo Decreto nº 57.608/2011.

 

5. Importa ressaltar que o sistema da Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA) permite a inclusão de múltiplos vencimentos, até 5 (cinco), desde a entrada  da versão 0790 do programa da GIA, em 01/01/2012.

 

6. As datas, de preenchimento não obrigatório, devem estar contidas no intervalo entre o primeiro dia do mês de referência da GIA (dia 1 do mês de referência da GIA), e o último dia do segundo mês subsequente. A soma dos valores inseridos deve ser igual ao total do imposto a recolher para a referência. A inclusão de diferentes datas de pagamento é válida somente para referências a partir de janeiro de 2012.

 

7. Caso os esclarecimentos contidos nesta resposta não sejam suficientes, recomendamos que a Consulente encaminhe sua dúvida diretamente ao “Fale Conosco”, no sítio https://www.fazenda.sp.gov.br/email/default2.asp, selecionando como referência GIA/Nova GIA.

 

 

A Resposta à Consulta Tributária aproveita ao consulente nos termos da legislação vigente. Deve-se atentar para eventuais alterações da legislação tributária.

 

 

Comentário

Versão 1.0.94.0