RC 4249/2014
Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Você está em: Skip Navigation LinksLegislação > RC 4249/2014

Notas
Redações anteriores
Imprimir
07/05/2022 15:55

RESPOSTA À CONSULTA TRIBUTÁRIA 4249/2014, de 04 de Dezembro de 2014.

 

Disponibilizado no site da SEFAZ em 24/08/2016.

 

 

Ementa

 

ICMS – Crédito – Lançamento extemporâneo.

 

I - O crédito fiscal devidamente escriturado de acordo com a legislação pertinente, dentro do prazo decadencial, poderá ser utilizado pelo estabelecimento nas hipóteses previstas na legislação.

 

II - O crédito lançado extemporaneamente deve ser escriturado pelo seu valor nominal e poderá ser lançado englobadamente de uma única vez.

 


Relato

 

1. A Consulente, que exerce a atividade econômica de fabricação de aditivos de uso industrial, relata: “Durante os anos de 2010 a 2014 (...) emitiu diversas notas fiscais de transferências de matéria-prima, produtos intermediário, insumos e materiais para revenda entre seus estabelecimentos situados no estado de São Paulo, (...). Durante esse período constatamos que a escrituração de algumas notas fiscais de transferências entre filiais e/ou Matriz não registraram o valor correto do crédito de ICMS destacado na nota fiscal no seu sistema integrado (...) e consequentemente nos livros de entrada, GIA e Sped’s, ou seja, houve o destaque e recolhimento do ICMS corretamente nas notas fiscais de saída das transferências, mas não foi aproveitado integralmente o valor do crédito de ICMS gerando um saldo credor de ICMS a utilizar.”

 

2. Por fim, questiona: “Poderá ser apropriado como crédito extemporâneo, para compensar imposto devido, o imposto relativo a estas entradas? Será registrado no SPED como outros créditos no mês atual?"  

 

 

Interpretação

 

3. Preliminarmente, observamos que a Consulente não expõe, de forma completa e exata, a matéria de fato objeto da dúvida, não informando quais são as matérias-primas, produtos intermediários e insumos transferidos, e qual o emprego efetivo dos mesmos no seu processo produtivo. Também não indica, por sua descrição e classificação, quais mercadorias comercializa. Desse modo, nos ateremos à questão relativa ao direito ao crédito extemporâneo, genericamente, decorrente de erro na escrituração da Consulente. A presente resposta não assegura, portanto, direito a crédito.

 

4. Considerando que a Consulente pretende lançar extemporaneamente os créditos do imposto, cabe frisar que o direito ao crédito do ICMS condiciona-se à escrituração do respectivo documento fiscal e ao cumprimento dos demais requisitos previstos na legislação (§ 1º do artigo 61 do RICMS/2000).

 

5. O crédito deve sempre ser escriturado pelo seu valor nominal, ou seja, aquele consignado no respectivo documento fiscal, extinguindo-se o direito de aproveitá-lo após 5 (cinco) anos, contados da data da emissão do documento fiscal (§§ 2º e 3º do artigo 61 do RICMS/2000).

 

6. É vedada a apropriação de crédito do imposto destacado em documento fiscal se este não for a primeira via ou Documento Fiscal Eletrônico (DFE), nos termos do item 2 do § 4º do artigo 61 do RICMS/2000.

 

7. A respeito da escrituração extemporânea dos créditos, cabe transcrever o item VI da Decisão Normativa CAT 01/2001, cuja leitura recomendamos:

 

"VI - DO CRÉDITO EXTEMPORÂNEO

 

7. - O crédito do valor do ICMS, quando admitido, poderá ser lançado, inclusive extemporaneamente, por seu valor nominal, conforme preceitua o § 2º do artigo 38 da Lei nº 6.374/89 (artigo 61, § 2º, do RICMS), observado o prazo de prescrição quinquenal (artigo 61, §3º, do RICMS), e nos termos do artigo 65 do RICMS.

 

8. - O montante levantado referente a créditos extemporâneos apurados dentro do prazo de prescrição quinquenal (artigo 61, § 3º, do RICMS), poderá ser lançado englobadamente, de uma única vez, no campo "Outros Créditos" do livro Registro de Apuração do ICMS (Modelo 9) sem a necessidade de comunicação ao Posto Fiscal que o contribuinte esteja vinculado (artigo 65, inciso I, "a", do RICMS). Referido valor deverá ser informado na Ficha de Apuração do ICMS da nova GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS), detalhando-se a origem do crédito."

 

 

A Resposta à Consulta Tributária aproveita ao consulente nos termos da legislação vigente. Deve-se atentar para eventuais alterações da legislação tributária.

 

 

Comentário

Versão 1.0.94.0