RC 4612/2014
Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Você está em: Skip Navigation LinksLegislação > RC 4612/2014

Notas
Redações anteriores
Imprimir
07/05/2022 16:01

RESPOSTA À CONSULTA TRIBUTÁRIA 4612/2014, de 22 de Janeiro de 2015.

 

Disponibilizado no site da SEFAZ em 20/06/2016.

 

 

Ementa

 

ICMS – Papel imune – Avaria em virtude de inundação – Utilização para finalidade diversa – Incidência do Imposto – Direito a Crédito – Diferimento – Resíduos de matérias (papel usado ou aparas de papel) –  Sistema RECOPI – Variação de estoque

 

I. Incide o ICMS sobre o papel não destinado à impressão de livro, jornal ou periódico, ainda que listado entre os caracterizados como não tributados, na disciplina que instituiu o sistema RECOPI (Anexo I, da Portaria CAT-14, de 10-2-2010).

 

II. O recolhimento do imposto pela alteração da finalidade do uso do papel registrado originariamente no sistema RECOPI acarreta o correspondente direito a crédito.

 

III. Os resíduos de materiais (no caso, papel usado ou aparas de papel) referidos na hipótese de diferimento prevista no artigo 392 do RICMS/2000 abarcam, em seus conceitos, bens e mercadorias que se tornaram inservíveis relativamente às suas finalidades originárias

 

IV. A variação de estoque decorrente de perdas ou outros eventos deverá ser informada no Sistema RECOPI, no módulo de controle de estoques (artigo 14 da Portaria CAT-14, de 10-2-2010).

 


Relato

 

1. A Consulente, cuja atividade de acordo com o seu CNAE (46.86/9-01) é o “Comércio atacadista de papel e papelão em bruto”, alega que parte de seu estoque de papel desinado à impressão de livros, jornais e periódicos tornou-se inservível às finalidades a que se prestariam, por conta de inundação ocorrida na sede da empresa. Menciona ainda que o papel é de origem importada, tendo sido desembaraçado pelo porto de Santos. A despeito de tal fato, pretende realizar a venda desses produtos sinistrados, abaixo do preço de custo, não mais com a finalidade a que se prestariam (impressão de livros, jornais e periódicos).

 

2. Diante do imposto, indaga:

 

“a) está correto o entendimento de que o Consulente deve oferecer à tributação o papel não destinado à impressão de livro, jornal ou periódico, calculando e recolhendo integralmente o ICMS (suspenso)da respectiva operação antecedente, nos termos do art. 2o-A da Portaria CAT-14/2010?

 

b) o recolhimento do imposto (suspenso) na forma referida no item acima, incidente sobre a operação de aquisição do papel, irá gerar para o Consulente o respectivo direito a crédito fiscal, passível de abatimento na operação subsequente de saída do produto?

 

c) a subseqüente comercialização do produto deteriorado/avariado, por valor inferior ao respectivo preço de aquisição, obrigará o Consulente a promover o estorno proporcional do crédito fiscal referido no item “b)” acima, haja vista a limitação do crédito ao montante imposto debitado na operação subsequente (analogia ao disposto no inciso VI do art. 67 do RICMS/SP)?

 

d) o papel deteriorado/avariado em questão enquadra-se no conceito de “papel usado” de que trata o art. 392 do RICMS/SP, podendo gozar do diferimento previsto na mencionada norma?

 

e) considerando que a avaria ocorreu com o produto ainda em estoque, o Consulente deve registrar no ambiente RECOPI a variação (baixa) do estoque como perdas ou outros eventos, conforme preceitua o art. 14 da Portaria CAT-14/2010?

 

f) há, no conjunto de operações em análise, qualquer outra obrigação, acessória ou principal, a ser observada pelo Consulente?”

 

 

Interpretação

 

3. É de se notar, inicialmente, que os fatos narrados nesta Consulta já foram objeto de Consulta anterior, de nº 3266/2014, respondida em 24/07/2014. Além disso, registre-se que a presente Consulta foi originariamente registrada sob nº 00004556/2014; todavia, devido à implantação do sistema de Consulta Tributária Eletrônica, que identifica o usuário através do Certificado Digital (e-CNPJ), ao verificar-se que a Consulta Eletrônica CT 00004556/2014 fora protocolada por pessoa com procuração outorgada por representante da matriz da empresa, não localizada no Estado de São Paulo, e tendo sido informados no relato os dados da filial paulista, a Consulta foi novamente registrada em nosso sistema, sob numeração diversa, associando-a diretamente à filial referida no relato da consulta.

 

4. O primeiro questionamento da Consulente, expresso na alínea ‘a’ (item 2), resta prejudicado pelo fato de já ter sido devidamente esclarecido na resposta à Consulta 00003266/2014.

 

5. O recolhimento do imposto devido, na forma já expressa na aludida resposta à Consulta nº 00003266/2014, acarretará direito a crédito do imposto, na forma da legislação tributária.

 

6. A saída do produto por valor abaixo do preço de custo não acarreta, por si só, o dever de estornar o imposto de que se tiver creditado, não havendo que se falar em aplicação analógica ou extensiva do inciso VI, do artigo 67 do RICMS/2000.

 

7. Conforme já expresso na resposta à Consulta 00004556/2014, os bens e mercadorias referidos no artigo 392 do RICMS/2000 abarcam, em seus conceitos, aqueles que se tornaram inservíveis relativamente às suas finalidades originárias. Assim, a hipótese de diferimento nela prevista aplica-se à saída das mercadorias relatadas nesta Consulta.

 

8. A variação do estoque decorrente do evento relatado deverá ser informada no Sistema RECOPI, na forma do disposto no artigo 14 da Portaria CAT-14, de 10-2-2010.

 

9. No tocante ao questionamento acerca da existência de eventuais outras obrigações tributárias a serem observadas pela Consulente, é relevante notar que a Consulta Tributária tem como finalidade dirimir dúvida concreta e pontual acerca da legislação tributária estadual, não se prestando à ratificação de procedimentos adotados pelos contribuintes, nem para orientações amplas, abarcando todo um conjunto de situações e/ou procedimentos.

 

10. Por derradeiro, na hipótese de não haver saída subsequente tributada, ou seja, a mercadoria ser meramente descartada por não ter mais qualquer valor econômico, esclarecemos que o crédito efetuado deverá ser estornado.

 

 

A Resposta à Consulta Tributária aproveita ao consulente nos termos da legislação vigente. Deve-se atentar para eventuais alterações da legislação tributária.

 

 

Comentário

Versão 1.0.94.0