RC 6067/2015
Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Você está em: Skip Navigation LinksLegislação > RC 6067/2015

Notas
Redações anteriores
Imprimir
07/05/2022 16:57
Resposta à Consulta Tributária 6067/2015, de 23 de novembro de 2015.

RESPOSTA À CONSULTA TRIBUTÁRIA 6067/2015, de 23 de novembro de 2015.

Disponibilizado no site da SEFAZ em 02/03/2016.

ICMS – Fornecimento de refeições coletivas – Preparação e fornecimento dentro do refeitório de cliente, empresa privada.

I. O fornecimento de refeições coletivas a terceiros configura fato gerador do ICMS e não do ISS, conforme determina a Lei Complementar 87/96.

II. O fato de a empresa operar com a preparação de refeições coletivas, cujo preparo e fornecimento sejam efetivados nas dependências de empresa contratante, com mão de obra da contratada, não descaracteriza a incidência exclusiva do ICMS.

 


1. A Consulente exerce como atividade principal, segundo sua CNAE (47.29-6/99), o "comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios" e como atividade secundária, dentre outras, o "fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas" (56.20-1/01).

2. Informa que possui contrato em vigor com empresa privada pela qual está obrigada ao preparo de refeições, dentro do refeitório do cliente contratante, disponibilizando a Consulente seus funcionários (equipe de cozinheiras, nutricionistas etc.) para a consecução do objeto contratual.

3. Alega entender que a atividade que exerce no contrato em questão se sujeita à incidência tão somente do ICMS. Informa que, todavia, o contratante entende que no caso em tela estão presentes tanto uma venda de produtos alimentícios como um fornecimento de mão de obra, pelo que as respectivas cobranças deveriam se dar por meio de notas fiscais distintas, sendo uma de venda e a outra de serviço.

4. Diante do impasse acima relatado, questiona se a atividade em questão se sujeita à incidência do ICMS ou do ISS.

5. No caso descrito na presente consulta, a dúvida resume-se em saber sobre a incidência do ICMS ou do ISS na preparação e no fornecimento de refeições coletivas em empresa privada, no qual a Consulente prepara a refeição dentro do refeitório da contratante. Para desenvolver referida atividade a Consulente tem que disponibilizar equipe de cozinheira, nutricionistas e outros cargos necessários ao cumprimento do contrato de fornecimento de refeições coletivas.

6. A esse respeito, a Lei Complementar 87/96, que dispõe sobre o ICMS, prevê, no inciso I de seu artigo 2º, o seguinte:

"Art. 2° O imposto incide sobre:

I - operações relativas à circulação de mercadorias, inclusive o fornecimento de alimentação e bebidas em bares, restaurantes e estabelecimentos similares;

(...)"

7. Na esteira desse dispositivo legal, este órgão consultivo já se pronunciou em outros precedentes, no sentido de que o fornecimento de refeições coletivas está sujeito à incidência do ICMS, nos termos do inciso II, do artigo 2º, do RICMS/00 (com fulcro no artigo 1º, inciso I, da Lei nº 6.374/89), aprovado pelo Decreto nº 45.490/00, cujo teor reproduzimos a seguir:

"Artigo 2º - Ocorre o fato gerador do imposto (Lei 6374/89, art. 2º, na redação da Lei 10.619/00, art. 1º, II, e Lei Complementar federal 87/96, art. 12, XII, na redação da Lei Complementar 102/00, art. 1º):

(...)

II - no fornecimento de alimentação, bebidas e outras mercadorias por qualquer estabelecimento, incluídos os serviços que lhe sejam inerentes."

8. Tal dispositivo vem regular o que prevê o artigo 1º, inciso I, da Lei Estadual 6.374/89, que, por sua vez, tem por base o artigo 2º, inciso I, da Lei Complementar nº 87/96:

"Artigo 1º - O Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS incide sobre: (Redação dada ao artigo pela Lei 10.619/00, de 19-07-2000; DOE 20-07-2000)

I - operação relativa à circulação de mercadorias, inclusive o fornecimento de alimentação, bebidas e outras mercadorias em qualquer estabelecimento;

(...)"

8. Adicionalmente, frise-se que o fato da Consulente operar com a preparação de refeições coletivas, cujo preparo e fornecimento sejam efetivados nas dependências de uma outra empresa, não descaracteriza a incidência exclusiva do ICMS.

8.1 . Nesse sentido, cabe ressaltar que a Portaria CAT 37/2002 "estabelece procedimentos relacionados com empresas preparadoras de refeições coletivas" e possibilita algumas simplificações em matéria de obrigações acessórias, justamente para "os estabelecimentos de empresa que opere com a preparação de refeições coletivas, cujo preparo e fornecimento sejam efetivados nas dependências de uma outra empresa contratante".

9. Dessa forma, não restam dúvidas de que o fornecimento de alimentação – ainda que com disponibilização de mão de obra do próprio fornecedor –, em qualquer estabelecimento, está sujeito à incidência do ICMS, estando correto o entendimento da Consulente de que no fornecimento coletivo de refeições há a incidência do ICMS.


A Resposta à Consulta Tributária aproveita ao consulente nos termos da legislação vigente. Deve-se atentar para eventuais alterações da legislação tributária.

Comentário

Versão 1.0.94.0