RC 7584/2015
Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Você está em: Skip Navigation LinksLegislação > RC 7584/2015

Notas
Redações anteriores
Imprimir
07/05/2022 17:08

RESPOSTA À CONSULTA TRIBUTÁRIA 7584/2015, de 31 de Janeiro de 2016.

 

Disponibilizado no site da SEFAZ em 23/03/2016.

 

 

Ementa

 

ICMS - Saídas internas de vinhos do estabelecimento fabricante - Redução de base de cálculo.

 

I.Aplica-se a redução da base de cálculo tratada no artigo 33 do Anexo II do RICMS/2000 às saídas internas efetuadas pelo estabelecimento fabricante dos produtos industrializados indicados nos incisos I a III do mesmo artigo ou por outro estabelecimento do mesmo titular que os tenha recebido em transferência desse, exceto quando tais saídas forem destinadas a estabelecimento enquadrado como beneficiário do regime tributário simplificado atribuído à microempresa e à empresa de pequeno porte ou a consumidor final (item 3 do § 1°).

 

II.Independentemente de o adquirente ser estabelecimento atacadista ou varejista, desde que se cumpram todos os requisitos exigidos pelo artigo 33 do Anexo II do RICMS/2000, aplica-se a redução de base de cálculo por ele estabelecida.

 

III.No cálculo do imposto a ser retido a título de substituição tributária não é permitido considerar a redução de base de cálculo prevista no artigo 33 do Anexo II do RICMS/2000, devendo o substituto tributário considerá-la somente no cálculo da operação própria.

 


Relato

 

1.A Consulente, cooperativa agrícola, com atividade principal, segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, de “fabricação de sucos de frutas, hortaliças e legumes, exceto concentrados (10.33-3/02)”, e atividades secundárias de “fabricação de outros produtos alimentícios não especificados anteriormente (10.99-6/99)” e “fabricação de vinho (11.12-7/00)”, expõe dúvida sobre a tributação do ICMS nas vendas de vinho realizadas por “estabelecimento fabricante e engarrafadora de vinho” a clientes atacadistas, varejistas, supermercados e consumidores finais.

 

2.Assim, referindo-se ao artigo 33 do Anexo II do Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto 45.490/2000 (RICMS/2000), que trata da redução de base de cálculo, de forma que a carga tributária corresponda ao percentual de 12%, na saída interna de vinho realizada pelo estabelecimento fabricante, indaga se tal benefício aplica-se nas vendas de vinho efetuadas aos clientes acima mencionados, com exceção dos consumidores finais, e se pode ser considerado para fins de cálculo do ICMS-ST.

 

 

Interpretação

 

3.Preliminarmente, cumpre registrar que:

 

3.1.O contribuinte é responsável pela adequada classificação da mercadoria nos códigos da NCM, devendo, em caso de dúvida, consultar a Secretaria da Receita Federal do Brasil.

 

3.2.O produto vinho, por se tratar de bebida alcoólica, encontra-se submetido à substituição tributária prevista no artigo 313-C do RICMS/2000.

 

4.Consigne-se, ainda, que esta resposta partirá do pressuposto que o vinho é efetivamente produzido neste Estado, não sendo fabricado, sob encomenda, por terceiro de outro Estado.

 

5.Isso posto, registre-se que a redução de base de cálculo tratada no artigo 33 do Anexo II do RICMS/2000 é aplicável somente às saídas internas efetuadas pelo estabelecimento fabricante dos produtos industrializados indicados nos incisos I a III do mesmo artigo ou por outro estabelecimento do mesmo titular que os tenha recebido em transferência desse, exceto quando tais saídas forem destinadas a estabelecimento enquadrado como beneficiário do regime tributário simplificado atribuído à microempresa e à empresa de pequeno porte ou a consumidor final (item 3 do § 1°).

 

6.Assim, independentemente de o adquirente ser estabelecimento atacadista ou varejista (como é o caso de supermercado), desde que se cumpram todos os requisitos exigidos pelo artigo 33 do Anexo II do RICMS/2000, aplica-se a redução de base de cálculo por ele estabelecida.

 

7.Por último, esclarecemos que o benefício em apreço, quando aplicável, por alcançar somente a operação de saída interna do fabricante dos produtos especificados no artigo 33 do Anexo II, não pode ser considerado para fins de cálculo do imposto a ser retido a título de substituição tributária, devendo ser considerado apenas no cálculo do imposto da operação própria do substituto tributário.

 

 

A Resposta à Consulta Tributária aproveita ao consulente nos termos da legislação vigente. Deve-se atentar para eventuais alterações da legislação tributária.

 

 

Comentário

Versão 1.0.94.0