Portaria CAT 88 de 1998
Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Notas
Redações anteriores
Imprimir
17/04/2023 08:18
Portaria CAT-88 de 23-11-98

Portaria CAT-88 de 23-11-98

(DOE de 24-11-98)

Revogada pela Portaria SRE-45/22, de 23-06-2022 (DOE 24-06-2022).

Dispõe sobre recolhimento espontâneo de imposto recolhido a menos por erro na aplicação da alíquota.

O Coordenador da Administração Tributária, com base no inciso VII do artigo 11 do Decreto 51.197/68, com fundamento no § 1º do artigo 88 da Lei 6374 de 1º-3-89 (artigo 594 -RICM aprovado pelo Decreto 33118/91), considerando que contribuintes do Estado de São Paulo, face ao Regime Especial de Tributação 1/98, concedido pelo Governo do Distrito Federal à empresa Martins Com. e Serviços de Distribuição S. A. podem ter sido induzidos a crer que os efeitos daquele ato alcançariam situações jurídicas em território paulista; Considerando que em tal circunstância poderiam remeter mercadorias para UBERLÂNDIA, MG, fazendo constar nas notas fiscais que as estivessem remetendo para o Distrito Federal; Considerando que nesse tipo de operação a alíquota a ser aplicada seria a de 12% fixada por Resolução do Senado Federal, mas que, pelo mascaramento do destino real foram contempladas com a alíquota de 7%; Considerando que o Estado de São Paulo deixa de arrecadar, na hipótese retro referida, 5% do que lhe cabe por lei; E considerando que muitas empresas podem ter-se equivocado sem má-fé, resolve baixar a seguinte Portaria:
Artigo 1º - Os contribuintes do ICMS do Estado de São Paulo que quiserem recolher espontaneamente a diferença de imposto devido, causada por erro na determinação da alíquota aplicável em operações interestaduais que envolvam como destinatária a empresa Martins Com. Serviços e Distribuição S. A., com estabelecimento em UBERLÂNDIA, MG, mas em cujas notas emitidas conste como local da entrega seu escritório administrativo, no Distrito Federal, poderão fazê-lo dentro do prazo de 30 dias a partir da publicação desta Portaria.
§ 1º - Os contribuintes que promoverem o recolhimento do imposto nos termos deste artigo ficarão a salvo da lavratura de Auto de Infração e Imposição de Multa, ressalvada a hipótese de recolhimento parcial ou de erro de cálculo, em razão da qual o lançam ento de ofício será feito.
§ 2º - O recolhimento nos termos deste artigo implica reconhecimento irretratável do débito e desistência de quaisquer recursos administrativos.
§ 3º - Para os efeitos do § 1º os contribuintes comunicarão o recolhimento feito, segundo modelo anexo, à Diretoria Executiva da Administração Tributária, juntando cópia da Guia de Recolhimento respectiva.
§ 4º - A Diretoria Executiva da Administração Tributária determinará a conferência dos recolhimentos feitos e orientará a fiscalização dos contribuintes que não optaram pelo pagamento da diferença, alocando os recursos humanos necessários.
Artigo 2º - Em substituição ao recolhimento da diferença de imposto como previsto no artigo 1º, o contribuinte poderá optar pelo parcelamento do débito nos termos da legislação de regência.
Parágrafo único - No caso deste artigo será, também, feita comunicação à DEAT- Diretoria Executiva da Administração Tributária, conforme modelo anexo, anexando-se cópia do Pedido de Parcelamento.
Artigo 3º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.
Comunicado a que se refere a Portaria CAT___/__
............................................, contribuinte inscrito na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo sob nº .................................... e no Cadastro Geral de Contribuintes do MF - CGC/MF sob nº ................................... ......, estabelecido na Rua ............................................., nº ........., cidade de ..........................., neste Estado, comunica, nos termos dos artigos 1º, § 3º e 2º, Parágrafo único da Portaria CAT nº _____/___ que, para os efeito s do artigo 138 do CTN e 594 do RICMS, aprovado pelo Decreto 33.118/91, procedeu ao
Recolhimento
Parcelamento
da diferença de ICMS devido por erro na aplicação de alíquota, como descrito no caput do artigo 1º do ato administrativo retro referido, como segue:
Nº da NF Valor do ICMS destacado Valor do ICMS devido Diferença



Observação: segue(m) em anexo cópia(s) da(s) guia(s) de recolhimento do ICMS ou cópia de Pedido de Parcelamento.
(data)
(assinatura)

Comentário

Versão 1.0.94.0